Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

"Plano de Voo": Três cenários para a operação da TIM

Analistas da GO Associados apontam saídas para a operadora de telefonia...


Existem três cenários regulatórios e concorrenciais para a operação da TIM: autorização da operação que permitiria à Telefónica absorver a parcela da TIM no mercado; a possível entrada de um novo player; e o fatiamento da TIM e sua absorção pelos principais concorrentes. A previsão é dos analistas da GO Associados Gesner Oliveira, Wagner Heibel e Guilherme Marthe. Eles observam que em relação ao primeiro cenário o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) emitiu recentemente parecer solicitando que a Telefônica se afaste do controle da TIM ou da Vivo nos próximos meses, em decorrência de movimentos acionários realizados na Itália. “Seria difícil imaginar que as autoridades brasileiras permitiram uma concentração tão elevada com a união entre Vivo e TIM”, enfatizam os analistas. A entrada de um novo player – como a Vodafone – seria mais benéfica à concorrênica, na opinião da GO.
Questões nada triviais
A entrada da Vodafone, embora preferida pelas autoridades, segundo os analistas da GO Associados, enfrenta o baixo apetite por parte de potenciais novos players. Já a divisão da TIM pelas outras três principais operadoras – OI, Claro e a Vivo – é uma possibilidade que suscita, além do elevado grau de concentração de mercado, a discussão sobre a unificação das bases de clientes das empresas em um único espectro. “Uma questão nada trivial”, enfatizam os analistas.
Salvação da lavoura
As exportações do agronegócio cresceram 4,3% em 2013, totalizando US$ 99,97 bilhões – quase duas vezes acima da expansão do Produto Interno Bruto (PIB) estimada pelo governo para o ano passado. A participação do setor na balança total atingiu 41,3%, contra 39,5% em 2012.
O saldo da balança do agronegócio fechou o ano em US$ 82,9 bilhões.
Ministro até o fim
O ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domningos, acertou com a presidente Dilma que permanecerá no cargo até o final do mandato. Vai trabalhar pela candidatura de Gilberto Kassab (PSD) a governador de São Paulo, admitindo uma eventual composição com o PT em segundo turno a favor da candidatura do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 
Portal de negócios
No Ministério da Micro e Pequena Empresa, Afif quer se cacifar para continuar no cargo em um eventual segundo mandato da presidente Dilma. Uma das ideias que podem consolidar sua experiência na área é o novo viés que pretender dar ao Portal do ministério, a ser lançado nos próximos meses, onde haverá um espaço para negócios entre essas empresas.
Novas habilidades
As novas habilidades profissionais exigidas pelas inovações tecnológicas aquecem o mercado de educação. A Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) está com 30 cursos de verão sobre temas “tabus”, como Programação para não programadores, HTML 5 para iniciantes, Introdução ao empreendedorismo digital.
Shopping center
Frederico Trajano, diretor de Operações do Magazine Luiza; Sônia Hess de Souza, presidente da Dudalina; Flávio Rocha, presidente da Riachuelo e do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, participarão do fórum sobre shopping centers a ser realizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, em 13 de fevereiro.
Prédios restaurados
A Sherwin-Williams, fabricante de tintas, patrocina o livro “Prédios Restaurados em São Paulo” da editora Décor Books, que será lançado em fevereiro. As fotos inéditas de 50 prédios históricos da capital paulista são de Leandro Netto.
 
Colaboração: Abnor Gondim

Nenhum comentário:

Postar um comentário