Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

 1

Serra diz que Presidência não será fácil a partir 

de 2015


Por Fernando Taquari | Valor
SÃO PAULO  -  O ex-governador José Serra (PSDB) disse, nesta quarta-feira, 6, que exercer a Presidência da República não será tarefa fácil a partir do próximo mandato. Em teleconferência para a consultoria multidisciplinar GO Associados, o tucano fez um discurso recheado de críticas à política econômica do governo Dilma Rousseff.
Serra previu um aumento dos juros em 2014, para compensar uma eventual pressão nos preços por conta da desvalorização do câmbio.
“[O aumento dos juros] vai ultrapassar as previsões porque se desvalorizar o câmbio, a inflação sobe, o que não é bom para o governo em ano eleitoral”, afirmou ele, que busca espaço no PSDB para concorrer à Presidência da República em 2014.
O tucano ressaltou que o cenário econômico piorou em relação às previsões iniciais e que, a partir de 2015, quem estiver no cargo de presidente não terá como enfrentar a pressão dos preços apenas pela repressão.
“Ninguém imagina que os preços vão ficar congelados para sempre. O próximo governo não terá essa margem de manobra, não poderá recorrer a esses expedientes”, disse.
O ex-governador afirmou também que as perspectivas são negativas em outras áreas. Como exemplo, citou o aumento no déficit em conta corrente e a expansão da política fiscal.
“É curioso fazer decomposição desses gastos. Na área da educação subiu 27% em relação a 2012. São apenas políticas salariais expansionistas. Bem o figurino de quem ocupa o ministério (Aloizio Mercadante). Isso não beneficia a qualidade. É o aumento pelo aumento.”
Serra, derrotado nas eleições presidenciais de 2002 e 2010, também disse que a expectativa de expansão dos investimentos neste ano não se confirmou pelos modelos do governo de concessão e partilha, no caso do pré-sal no Campo de Libra. Ele também lembrou que a balança comercial deve registrar saldo negativo em 2013, após seguidos anos de superávit.
As perspectivas, segundo o tucano, não são boas nessa área, de um lado pelo aumento da concorrência e, de outro, pelo protecionismo do Brasil e de outros países. “Tampouco se espera um círculo de alta dos preços dos agrominerais.”
(Fernando Taquari | Valor)

© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:
http://www.valor.com.br/politica/3330324/serra-diz-que-presidencia-nao-sera-facil-partir-de-2015#ixzz2jyEDkz5u

Nenhum comentário:

Postar um comentário