Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Redução de perda de água pode gerar ganho bilionário, diz IFC

Por André Borges | Valor

BRASÍLIA  -  A redução pela metade das perdas de água embute um ganho bilionário de receita para as empresas de saneamento. Estudo realizado pela consultoria GO Associados, a pedido da International Finance Corporation (IFC), instituição de financiamento do Banco Mundial voltada ao setor privado, aponta que os ganhos potenciais dessas empresas, baseados em redução de perdas de água e aumento de eficiência energética, poderia chegar a R$ 37,2 bilhões até 2025.
O cálculo leva em conta um cenário otimista, no qual o país conseguiria reduzir em 50% as perdas atuais. Em um cenário em que as medidas tivessem menor efetividade e as perdas caíssem 25%, os ganhos chegariam ainda a R$ 20,9 bilhões. 
Para a IFC, o país ainda precisa ampliar a oferta de financiamento para programas que estimulem a redução de perdas de água. Hoje, a oferta de recursos não está vinculada ao atendimento de metas e entrega de resultados. 
A instituição também defende modelos de remuneração de concessões que não se limitem à tradicional remuneração fixa, mas que também passe a reconhecer o desempenho de empresas, ou seja, o agente privado passaria a ser remunerado com base na entrega de resultados e não apenas pela entrega de serviços.

Leia mais em:



Nenhum comentário:

Postar um comentário