Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de julho de 2013

Aumento de investimento terá novamente qualidade discutível no 2Tri13

Fabio Silveira (*)

No 1Tri13, segundo o IBGE, o investimento brasileiro aumentou 3% frente ao 1Tri12. Esse bom resultado, todavia, deve ser visto com cautela. Isto porque, segundo a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), no mesmo período, o faturamento real dessa indústria diminuiu 7,9%.
Na verdade, o referido avanço do investimento foi sustentado, em boa medida, pela elevação extraordinária da produção de caminhões. Nos três primeiros meses de 2013, a produção deste setor cresceu 39%, por conta da reduzidíssima base de comparação existente em 2012, quando o número de caminhões teve queda drástica, provocada pela mudança na legislação ambiental relativa aos motores deste tipo de veículo.
Por motivo metodológico, a evolução do investimento (ou da Formação Bruta de Capital Fixo – FBKF) nas Contas Nacionais do IBGE é influenciada também pelo desempenho do segmento de caminhões.
Para o 2Tri13, estima-se que o faturamento real da indústria de máquinas e equipamento ainda transite em terreno negativo, apesar de seu maior dinamismo no período Abr-Mai13, recuando cerca de 2,8% em comparação com o 2Tri12. Também para o 2Tri13, prevê-se que a produção de caminhões continue crescendo de modo expressivo, superando até o incremento de 39% observado no primeiro trimestre deste ano.

Nessas condições, para o 2Tri13, espera-se que o investimento brasileiro registre novamente evolução considerável (+ 3,7%). Porém, à exemplo do ocorrido no 1Tri13, deverá tratar-se de ampliação de qualidade discutível da base produtiva nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário