Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Ponto mais fraco do atual governo é a gestão, diz José Serra

Em teleconferência, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) afirmou, nesta quarta-feira, 24, que o ponto mais fraco do governo da presidente Dilma Rousseff é a “falta de capacidade de gestão”. Para o tucano, o discurso de que Dilma é uma excelente gestora mostrou-se falso, com falhas na política econômica e fracasso em projetos de infraestrutura.

“Tem havido uma grande facilidade em transformar soluções em problemas”, afirmou, em teleconferência para debater as tendências da economia brasileira, feito pela consultoria GO Associados. "É o fim do ciclo deste modelo lulista de desenvolvimento, e o governo não consegue dar alternativas”, disse.

Mudar para crescer Segundo Serra, há um consenso entre os economistas de que é preciso mudar o modelo de crescimento puxado pelo consumo por um focado nos investimentos, mas o governo federal agiu para fomentar ainda mais o consumo e não avança nas parcerias com o capital privado, disse.

Para ele, é “absurdo” o governo querer colocar um teto na taxa de retorno das empresas para a concessão das estradas. “Procurou-se regulamentar taxa de lucro. É a negação do capitalismo”, afirmou. “A percepção dos riscos regulatórios aumentou, por culpa do governo, por intervenções como as do setor elétrico, e pelas das manifestações. Não se aproveitou a conjuntura dos juros baixos para facilitar as concessões”, disse.

O ex-governador, que foi derrotado duas vezes em eleições para a Presidência, recusou-se a comentar seus planos políticos para 2014. Disse, porém, que é preciso ter um “novo padrão político”, com alianças baseadas em “programas e projetos”, e que o PT agora tem tentado enfraquecer até os aliados mais fortes para se tornar hegemônico.

Serra também não quis comentar a declaração do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre o fato de a responsabilidade da política econômica ser, em última instância, do presidente da República. “É chato comentar a atuação de uma pessoa”, desconversou.

Fonte: http://www.valor.com.br/politica/3209424/ponto-mais-fraco-do-atual-governo-e-gestao-diz-jose-serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário