Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Entrevista Fabio Silveira ao jornal Estado de São Paulo

Recuo das commodities segura a inflação

O Estado de S. Paulo - 27/05/2013

Apesar de afetar negativamente a balança comercial, o lado favorável da queda dos preços das matérias-primas é a desaceleração da inflação, especialmente a dos alimentos. O IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor), que é uma prévia da inflação oficial, desacelerou mais do que o esperado em maio. O índice subiu 0,46% este mês, depois de ter aumentado 0,51% em abril. O recuo do índice foi patrocinado pelaperda de fôlego dos preços dos alimentos.
De acordo com o indicador, os preços dos alimentos subiram 0,47% em maio, depois de terem aumentado 1% em abril. A desaceleração dos preços da alimentação ao consumidor acompanhou o comportamento das cotações no atacado, que já estavam caindo.
"O lado ruim para abalança é o lado bom para a inflação", diz o diretor de pesquisa econômica da GO Associados, Fabio Silveira. Ele afirma que não tem dúvidas de que o alívio nos preços dos alimentos capturado pelo IPCA-15 reflete a queda dos preços das commodities agrícolas. "Por isso, que eu acho desnecessária a alta de juros."
O presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, frisa que apesar de a queda dos preços das commodities afetar negativamente abalança comercial, ela vai segurar a inflação. "Em um ano eleitoral, isso é bom para o governo. A população não sabe nada sobre balança comercial, mas está preocupada com a inflação, porque pesa no bolso."
Na opinião de Silveira, da GO Associados,apreocupação com a balança não é imediata, porque o País tem um grande volume de reservas acumuladas. Ele não acredita que o governo, neste momento, mexa no câmbio e desvalorize o real paratornar as exportações brasileiras mais competitivas.
"O Banco Centralnãovai deixar essa taxa de câmbio se desvalorizar muito porque volta a inflação", diz Silveira. / M.C.

Desaceleração
0,46%
foi o IPCA-15 de maio, índice que é uma prévia da inflação oficial
0,51%
foi o IPCA-15 de abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário